Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos


O DigifotoWeb liga-se aos trabalhos do Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos, registrado no CNPq. Clique na logomarca acima para acessar ficha na a base de dados do Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa, cujas principais informações encontram-se abaixo.

Escopo:
O grupo busca discutir abordagens relativas a documentos fotográficos, tendo como cenário mais amplo os documentos imagéticos. Fazem parte do escopo a discussão da própria formação de diferentes modalidades de acervo, e das diferentes origens, compreensões e usos do documento fotográfico. O acervo fotográfico configura-se a partir da produção documental, tornando-se um conjunto somente a partir de atividades que aglutinam documentos e informações, constituindo um corpus. Tal gênese é definidora da caracterização do acervo e de sua institucionalização, sendo necessário, quando possível, situar o fenômeno acervo fotográfico, sob a ótica da organização e acesso a tal material como registro de atividades administrativas e como fonte de pesquisa. Essa perspectiva orgânica do documento fotográfico norteará as demais atividades executadas nos acervos fotográficos, relacionadas, sobretudo, à organização documental e à gestão da informação com vistas à descrição e ao acesso para utilização como prova administrativa, como insumo para gestão e como fonte de pesquisa e de conhecimento. A proposta engloba a utilização e preservação da fotografia em nossa sociedade, interrelacionando tais elementos à reflexão acerca da organização e disponibilização do documento fotográfico em diversas unidades informacionais, destacando a importância desses processos como formas de construção e manutenção de memórias. Busca-se promover uma análise crítica a respeito da produção, circulação, distribuição, conservação e uso de documentos e informações fotográficas, considerando sua institucionalização, acessibilidade e divulgação. 

Divulgação e repercussões:
Os membros do grupo são de diferentes instituições e têm discutido a temática, muitas vezes em conjunto com os orientandos (de diversas modalidades de orientação), em publicações e encontros científicos. A influência dos pesquisadores do grupo faz-se presente, ainda, em diferentes projetos relacionados a acervos fotográficos. As principais repercussões do grupo centram-se em publicações e um constante espaço de discussão acadêmica, seja por meio da apresentação de trabalhos em eventos científicos (nacionais e internacionais), seja através de reuniões abertas do grupo, constantes, por vezes, com a participação de pesquisadores internacionais renomados, tais como Joan Boadas (Catalunya), Isabel Wschebor (Uruguai), Antonia Salvador (Madrid) e outros. Os resultados e repercussões são constantemente divulgados neste blog. O reconhecimento das pesquisas desenvolvidas foi traduzido em bolsa de produtividade de pesquisa para o líder do grupo. Destaca-se ainda a inserção em um grupo de trabalho internacional, coordenado pelo Conselho Internacional de Arquivo, dedicado aos acervos fotográficos e audio-visuais.

Linhas de pesquisa:
Comunicação e usos da informação. Objetiva analisar, por diferentes ângulos, questões relativas à comunicação social e científica da informação visual e sua utilização, nos mais variados moldes, tanto por instituições como por grupos sociais. As pesquisas podem envolver abordagens relacionadas à compreensão dos processos comunicativos, dos fenômenos da representação, dos processos de construção de memórias, histórias e identidades.
Gestão Documental e Gestão da Informação. Objetiva promover gestão documental de documentos fotográficos com vistas à gestão da informação, englobando as várias atividades pertinentes: identificação documental, conservação e restauração documental, sistematização da informação orgânica, organização de arquivos e coleções fotográficas, descrição arquivística, organização da informação temática, replicação da informação, elaboração de banco de dados, criação de corpora e repositórios com documentos fotográficos com vistas à pesquisa.

 Pesquisadores:  
* = em processo de inscrição no sistema, que exige Lattes de estrangeiros

 Estudantes: 
  • Alessandra dos Santos Araújo (Mestrado Concluído - PPGCINF- UnB)
  • Aline Ribeiro de Farias (Mestrado PPGCINF - UnB)
  • André Malverdes (Doutorado - DINTER PPGCINF - UnB/UFES)
  • Laila Figueiredo Di Pietro (Mestrado PPGCINF - UnB)
  • Luana de Almeida Nascimento (Mestrado PPGCI-UFF)
  • Luiz Antonio Santana da Silva (Mestrado Concluído PPGCI-UNESP)
  • Luiz Carlos Flôres de Assumpção ( (Doutorado PPGCINF - UnB)
  • Mariá Anjos Menezes (Iniciação Científica - Arquivologia - UnB)
  • Niraldo José do Nascimento (Doutorado PPGCINF - UnB)
  • Noemi Andreza da Penha (Mestrado PPGCI-UFF)
  • Patrícia Jesus de Ferreira Costa (Mestrado Concluído PPGCINF - UnB)
  • Rosa da Penha Ferreira da Costa (Doutorado - DINTER PPGCINF - UnB/UFES)
  • Tarciso Aparecido Higino de Carvalho (Doutorado PPGCINF-UnB)
  • Tereza Eleutério de Sousa (Comissão Nacional da Verdade)
  • Tayná Oliveira Alves (Iniciação Científica - Arquivologia - UnB)
  • Vanessa Murta Rezende (Mestrado PPGCINF-UnB)

 Equipe técnica: 
  • Leandro de Melo Borges - Arquivista, Assistente de Pesquisa
  • Otávio Teodoro Chaves - Fotógrafo, Assistente de design
  • Pedro Davi Silva Carvalho - Arquivista, Assistente de Pesquisa
  • Tania Maria de Moura Pereira - Arquivista, Líder da equipe técnica

Espresas associadas
, para pesquisa científica colaborativa sem transferência de recursos de qualquer espécie.
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0240607VPZ6GS9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente & Argumente